Saúde mental: pandemia aumenta casos de ansiedade e depressão

A pandemia do Coronavírus trouxe consigo um cenário de muita vulnerabilidade para todos. Já estamos há mais de um ano na luta contra um inimigo que embora seja invisível, mostra visivelmente o quão devastador ele é. Somos seres humanos e cheios de limitações, todavia é necessário reagir de alguma maneira positivamente para resistir ao caos instaurado pela Covid-19.

De repente tudo mudou, o mundo estava parando. As pessoas tiveram por obrigação mudarem suas rotinas do dia para à noite. A alta taxa de desemprego, fome, angústia, o medo, e o pior de tudo, as mortes ocasionadas por um vírus que até então era totalmente desconhecido pela ciência.

Situações negativas acarretaram o surgimento de muitas doenças psicológicas, como a depressão e a ansiedade. Nós do Instituto Revoar atuamos nessa causa e buscamos ao máximo auxiliar as vidas que estão no desespero por uma solução para se saírem dessas doenças que com toda certeza são os males do século XXI.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

De fato, o uso da máscara nos revelou o que diz o olhar. Segundo um relatório recente da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com depressão aumentou muito na última década. Atualmente, quase 5% da população do globo (cerca de 330 milhões de indivíduos) convive com a doença e as suas repercussões no cotidiano. Lamentavelmente, o Brasil está em posição de destaque nesses números, sendo mais de 12 milhões de brasileiros enfrentando a doença.

Além da depressão, a ansiedade está crescente e já impacta de forma negativa a vida de mais de 10% dos brasileiros com sintomas, que se dividem entre os ataques de pânico, as fobias, os transtornos obsessivos compulsivos, o estresse pós-trauma e a ansiedade generalizada. Afinal, o isolamento social, o medo e a incerteza são fomentos para os sintomas ansiosos e depressivos. O The New England Journal of Medicine, um dos jornais mais respeitados no mundo, já publicou um editorial retratando a nova realidade.

A depressão, também chamada de transtorno depressivo maior ou depressão unipolar, é uma doença psiquiátrica muito comum capaz de causar inúmeros sintomas psicológicos e físicos. Seu sintoma mais conhecido é uma profunda e prolongada tristeza, o que não significa que todo desânimo esteja relacionado necessariamente a um quadro de depressão.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A ansiedade e os transtornos de ansiedade são um conjunto de doenças psiquiátricas marcadas pela preocupação excessiva ou constante de que algo negativo vai acontecer. Em especial durante as crises de ansiedade, as pessoas não conseguem se ater ao presente e sentem uma grande tensão, às vezes sem um motivo aparente. 

Em ambos os distúrbios podem ocorrer falta de interesse sexual, pensamentos suicidas, mal-estar e cansaço frequente, sudorese, taquicardia (coração acelerado), dores e sintomas físicos, entre outros. A pessoa se sente paralisada e incapaz, seja pelo medo, angústia ou falta de motivação.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O acolhimento é fundamental, pois, estão sem forças e nem sempre conseguirão reconhecer ou pedir ajuda de alguém, sabendo se expressar de maneira que não piore a situação da pessoa. Não é preciso falar que “vai passar” ou meramente palavras de otimismo exagerado, o indivíduo que sofre desse tipo de doença necessita se sentir abraçada. É por isso que o recomendado é que para ajudar, você deve falar menos e escutar mais, demonstrar verdadeiramente que se preocupa com ela, recordar situações valorosas, convide para sair e se distrair, porém, sem bebidas.

Quer ajudar? Ofereça sugestões práticas e efetivas. Uma é sugerir melhoras no planejamento do ansioso, já que mantendo sua rotina mais controlada pode evitar situações que possam fugir do controle. Neste caso, sugerir uma planilha com compromissos e horários pode deixá-lo mais seguro, sem a sensação de que poderá esquecer algo importante. Obrigado por ler até aqui, até o nosso próximo artigo!c

Este site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência. Conforme o Art. 5 da LGPD ( Lei 13.709/2018), solicitamos seu consentimento para guarda e tratamento de dados pessoais para haver funcionamento das tecnologias desse site. Sua rejeição pode implicar no não funcionamento das tecnologias desse site. Você aceita os cookies de sessão em seu navegador?