Artigo Revoar: como lidar com o estresse no trabalho quando a exaustão já tomou conta?

Na atualidade uma das palavras que estão em evidência é o famoso estresse. Isso pelo fato de está ligado diretamente com as nossas rotinas diárias. Vocês já sabem o que de fato é o estresse e como ele pode ser um grande risco a saúde psicológica e física das pessoas? Por isso, vamos te explicar o que fazer quando esse vilão chega ao nível de exaustão.

São inúmeros fatores que nos tiram da linha em uma sociedade corriqueira em busca da melhor condição de vida. Não é tão simples se sobressair de algumas situações, como também não é impossível. Quase tudo na vida é uma questão de escolha e, optar por não possuir uma vida acumulada de estresse te fará viver uma vida de verdade. Podemos compreender o estresse ocasionado pelo trabalho como um conjunto de perturbações psicológicas ou sofrimento psíquico, provenientes às experiências de trabalho, culminando no chamado estresse ocupacional.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A saúde do trabalhador fica comprometida quando existe um acúmulo de funções encarregadas para uma só pessoa dentro da empresa, o que causa fadiga e desgaste do profissional. Duas das principais fontes de estresse são por meio dos ambientes e fatores organizacionais. Contudo, é importante que esse diagnóstico seja feito por uma clínica ou profissional de saúde da área, baseado em duas partes principais de sinais e sintomas: o rastreamento individual e rastreamento do risco nas situações de trabalho.

As tensões nos locais de trabalho diminuem a eficiência das pessoas e, consequentemente, da produtividade, gerando pressa, conflitos interpessoais, desmotivação, agressividade, isolamento, enfim, um ambiente humano destrutivo, com presença de greves, atrasos constantes nos prazos de entrega, ociosidade, sabotagem, absenteísmo, alta rotatividade de funcionários, altas taxas de doenças, baixo nível de esforço, vínculo entre pessoas empobrecidas e relacionamento entre funcionários caracterizados pela rivalidade, desconfiança, desrespeito e desqualificação. (FRANÇA E RODRIGUES, 1999)

STIVE JOBS

O teu trabalho vai preencher uma grande parte da tua vida, e a única maneira de ficares realmente satisfeito é fazeres o que tu acreditas ser um grande trabalho. E a única maneira de fazeres um excelente trabalho é amares o que fazes. Se ainda não encontraste, continua à procura. Não te acomodes. Tal como acontece com todos os assuntos do coração, saberás quando o encontrares.

Jobs, Steve

Estamos vendo que as condições de trabalho impactam diretamente na vida pessoal das pessoas e é por tal fator que é tão necessário esses aprimoramentos, evitando essas crises mentais, tais como: depressão, distúrbios, tensões, insônia, vômitos, dores de cabeça, irritação, entre tantos outros.

Cada indivíduo possui um processo de adoecimento específico, envolvendo histórias de vida e de trabalho. Pois, cada corpo é o centro do mundo, os limites do desejo, do prazer, da dor e dos desafios do viver são desenhados na dinâmica de cada um de nós.

É importante e atribuidor que venhamos a nos prevenir desses males que cercam a sociedade como um todo. A mudança de atitudes permite uma melhor forma de lidar com os fatores estressantes presentes no ambiente de trabalho, principalmente quando há o investimento em relações humanas saudáveis baseadas em situações de valorização e apreciação de pessoas. A vida é valorosa e deve ser bem aproveitada nessa passagem. Viver uma vida de supérfluo é desnecessário e não nos levará a nada, se não aos problemas sérios de saúde física e mental. Pare, respire fundo e reinicie, afinal, nunca é tarde demais enquanto existe fôlego.

Segundo QUICK (2001), precisamos de dois a cinco das seguintes atitudes para lidar bem com o estresse: competência, atividades físicas, habilidades cognitivas para pensar diferente a respeito da situação que se apresenta, ter bons amigos, boa família e suporte social. O caminho para essas melhores condições de trabalho ainda é longo, porém, o primeiro passo pelas empresas, gestores, colaboradores deve ser dado.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A vida é um processo dinâmico e requer que estejamos em constantes adaptações, evoluções. O assunto tratado neste artigo pelo Instituto Revoar demostra que se em uma empresa existe esse auxílio com os profissionais, haverão muitos resultados positivos na sua jornada. Bem mais produtividade, melhorias em todos os aspectos, humanizando o ambiente ocupacional, sabendo que há uma grande dificuldade exigindo abordagens inovadoras, criativas, com base técnico-científica, obviamente. Vamos reestruturar? Obrigado por ler até aqui. Até o próximo artigo!

Este site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência. Conforme o Art. 5 da LGPD ( Lei 13.709/2018), solicitamos seu consentimento para guarda e tratamento de dados pessoais para haver funcionamento das tecnologias desse site. Sua rejeição pode implicar no não funcionamento das tecnologias desse site. Você aceita os cookies de sessão em seu navegador?